terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Moda Unissex

Do guarda-roupa de um para o de outro


Ontem estava lendo uma matéria do “The New York Times” sobre moda. O assunto era a transgressão de gêneros na hora de se vestir. Achei o tema super interessante. Principalmente, porque tinha acabado de ver um episódio de “Friends” da 10ª temporada, em que o personagem Ross com a ajuda de Rachel compra uma camiseta rosa feminina para um encontro e na hora percebe que está com a mesma roupa da sua parceria. E também porque lembrei que há um tempo atrás acompanhei um amigo meu em busca de calças saruel. Ele resolveu provar modelos femininos e para minha surpresa, as vendedoras disseram que não era a primeira vez que isso acontecia.



A matéria comenta a tendência dos homens em adotar um look mais feminino com calças e camisetas justas. A tendência pode ser confirmada pelos famosos. As bandas emo costumam adotar o estilo, mas os grandes disseminadores da tendência são os “Jonas Brothers” com suas skinnys apertadíssimas.



Outra tendência que os marmanjos roubaram do guarda-roupa feminino são os shorts curtíssimos. No Capital Fashion Week deste ano e em diversos outros desfiles as pernas de fora estamparam as passarelas.

Quanto às mulheres, pelo menos no Brasil, discordo que estejam adotando um look masculino pesado. Coturnos surrados e jaquetas de motociclistas não são tendências femininas por aqui. Mas, a moda agora é adotar roupas com estilo apelidado de “boyfriend”, aquelas que parecem ter sido tiradas do guarda-roupa do namorado.



A tendência começou lá fora, com Katie Holmes e Victória Beckham com as calças jeans “boyfriend”. Mas, aderir roupas masculinas não é novidade. Mademoiselle Coco Chanel e Yves Sant Laurent (YSL) apostaram nisso há bastante tempo. A própria Chanel começou a usar calças masculinas para ter mais mobilidade ao andar a cavalo bem antes de montar sua primeira loja. Já YSL trouxe o terno masculino para o guarda-roupa das mulheres e transformou os looks em unissex.




Um comentário:

Pedro Luan disse...

Tô cada dia mais orgulhoso
vc tá super entendendo sobre as tendências e acho tão lindo pq de alguma forma eu tenho um dedo nisso
um bjo enorme para essa jornalista super ultra moderna.