sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Efeito Lady Gaga


Harper's Bazaar/Dezembro


O ano de 2009 foi de Stefani Joanne Angelina Germanotta. Calma, essa não é a Stefany do Cross Fox. É o verdadeiro nome da cantora mais bombada do ano, Lady Gaga.

Gaga estourou com o hit “Just Dance” e depois foi um sucesso atrás do outro, “Poker Face”, “Love Game”, “Paparazzi” e agora “Bad Romance”. A cantora ficou famosa por suas performances inusitadas e também por seu modo peculiar de se vestir.

Lady Gaga assim que apareceu na mídia lembrava Gwen Stefani com um ar de Elke Maravilha. Depois a cantora foi estabelecendo sua própria marca algo perto do incomum e do improvável.

Não se sabe se foi Gaga que trouxe as tendências do momento ou se as tendências já estavam prontas para vir, mas vieram por ela. O que se sabe é que a artista traz o conceitual da moda para as ruas e ainda as tendências do momento, ombreiras, pernas de fora, brilho, paetês, nude, jaqueta de couro e o maiô fora das praias, sua marca registrada.



Ditando moda

Em “Just Dance”, Lady Gaga aparece de franjinha, ombreiras, óculos, cabelo liso, maquiagem de raio no rosto, pernas de fora e brilho. Tudo com um ar bem futurista, mas nada muito diferente e chocante.

“Love Game” já se tornou polêmico por causa do beijo lésbico que a loira protagoniza durante o clipe. Quanto às roupas, a aposta ainda é no futurismo. Mas, aparecem outras tendências atuais da moda: jaqueta de couro, nude e o maiô.



O futurismo permanece em “Poker Face” trazendo muito brilho, ombro marcado e óculos. Novamente, Gaga aposta no couro e traz também outra novidade: paetês.

É em “Paparazzi” que a cantora afirma o estilo incomum. As coreografias do clipe vão para um ar mais bizarro. Neste clipe, fica a franjinha com um cabelo mais curto e longe do liso. Outra tendência forte que aparece é o corpete.

O lançamento “Bad Romance”, música do seu segundo disco “The Fame Monster”, mostra outro lado da cantora. Nos clipes anteriores, Gaga era uma espécie de “cosplayer” (participante do jogo de fantasia, chamado “cosplay”), enquanto neste, temos a figura mais dramática e clássica.

Os óculos, brilhos e paetês continuam ali. Já o cabelo encurta e adota de vez as voltas. Os looks adotam o conceitual das passarelas. Quanto à postura no clipe, o bizarro carimba novamente.

Mas, é nas performances em prêmios e ao vivo que Lady Gaga aposta na irreverência. No MTV VMA 2009, Gaga chocou o público ao espirar sangue em seu corpo.



Princesinha do Pop

A cantora tem sido constantemente comparada à diva Madonna. Primeiro, por ter aparecido no mercado em uma época em que o Pop não lançava alguém tão forte quanto ela. Nos últimos tempos, o R&B foi responsável pelo aparecimento de grandes nomes.

Em segundo lugar, porque Lady Gaga chegou escandalizando, quebrando paradigmas e explodindo diversidades.

Sem dúvidas, a artista trouxe muitas novidades à música Pop, que diga seus dois CDs “The Fame” e “The Fame Monsters”. Agora se Gaga vai conseguir se manter no posto de princesinha do Pop, só esperando 2010 e ao longo dos anos para descobrir. Tomara que sim!


Curta o clipe "Bad Romance":