quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Entendendo a COP-15

O que esperar da Conferência do Clima

A 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15) vai acontecer do dia 7 a 18 de dezembro, em Copenhague, na Dinamarca. O objetivo do encontro é discutir metas entre os países para reduzir a emissão de gases de efeito estufa e garantir compromissos.

Os países membros da UNFCCC (United Nations Framework Convention on Climate Chance) e signatários do Protocolo de Kyoto tem o poder de voto na COP-15. Os demais e as ONGs podem participar como observadores e até formular propostas.

O Brasil vai a Conferência sem nenhuma proposta exatamente estabelecida. Mas, com a promessa de reduzir, no mínimo, o desmatamento na Amazônia e no Cerrado. Para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), composto por diversos empresários, a sociedade brasileira está preparada para superar a situação atual de crescimento insustentável e abraçar uma meta de desenvolvimento sustentável que construa um país mais equilibrado.

Com esse pensamento, o CDES enviou ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Carta Aberta ao Brasil sobre Mudanças Climáticas que estabelece visão, compromissos e propostas para o governo brasileiro levar a COP-15.

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza vai acompanhar como expectador a Conferência. A intenção é fazer contatos com instituições e profissionais da área de mudanças climáticas e conservação da biodiversidade. A expectativa do Boticário é de que os países estabelecem a meta de 30% de redução das emissões de carbono até 2020.

O mundo está de olho na COP-15. Segundo documento publicado pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change), a questão pode sair do controle se a temperatura do planeta for superior em 2ºC.

Nenhum comentário: