segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher

É um dia de respeitar... pense nisso!

Hoje estão todos lembrando de dar os parabéns as mulheres pelo seu Dia Internacional. Mas pouco sabem o real motivo desse dia. E acho que por essa falta de conhecimento que vários parabéns são entoados durante o dia. Não é um dia de comemorações, e sim, de conscientização.




Em 1857, neste mesmo dia, 130 tecelãs morreram incendiadas por estarem trancadas em uma fábrica de tecidos de Nova York. Elas estavam de greve e ocuparam a fábrica para reinvicar melhores condições de trabalho. Naquela época, as mulheres trabalhavam mais do que os homens e não chegavam a receber nem um terço do salário deles. Além de que tinha que conciliar casa, filhos, trabalho e ainda lidar com inúmeros casos de assédio ou violência sexual na área de serviço.


A manifestação foi reprimida e as mulheres foram presas na fábrica, que foi incendiada. Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou que esse seria o Dia Internacional da Mulher como forma de homenagear aquelas que morreram carbonizadas.




A ideia do dia não é comemorar. É o dia de trazer o debate da mulher ao cotidiano. Nos dias de hoje, as mulheres tem seu espaço no mercado de trabalho, votam e muitas são as chefes das famílias, ou seja, as fontes de renda das famílias brasileiras. Mas mesmo assim, ainda sofrem com a violência física, moral ou sexual. E algumas ainda lidam com o preconceito.



Neste 8 de março é preciso refletir. Também pode-se comemorar as conquistas até os dias de hoje, mas é um dia de se conscientizar. Além disso de respeitar aquelas que precisaram morrer para mudar alguma coisa na histórias da mulheres do mundo.

Nenhum comentário: