sábado, 11 de agosto de 2012

Um banquinho, um violão e dois cantores pop

Conheça os novos cantores que conquistaram os norte-americanos e os ingleses com os acordes de um único instrumento musical



O mundo da música definitivamente se rendeu a simplicidade da combinação entre voz e violão. E já escolheu os seus queridinhos: o inglesinho Ed Sheeran e o vencedor da 11ª edição do reality show American Idol, Phillip Phillips. O primeiro costuma fazer os seus shows sozinho, quer dizer, apenas ao lado de seu fiel escudeiro o violão. Ele admitiu que fez apenas três apresentações ao lado de uma banda e que se sentiu “diferente”. O segundo esteve ao lado do instrumento em todas as suas performances no reality, inclusive na audição, quando apresentou uma versão acústica da música “Thriller” de Michael Jackson e garantiu sua entrada na competição.

Se você ainda não ouviu falar sobre eles é bom se preparar porque os dois estão estourados nas paradas do Reino Unido e dos Estados Unidos, respectivamente, e logo logo devem também conquistar o Brasil.

Edward Christopher Sheeran e Phillip Don Phillips Jr. tem mais em comum do que o fato de serem astros que conquistaram seus fãs apenas com uma boa voz e ao lado de um violão. Os dois são bons moços, já têm uma legião de fãs super apaixonadas, adotam um look básico de camiseta e calça jeans, são jovens (ambos têm apenas 21 anos, pasmem!) e já conquistaram o topo das paradas em pouquíssimo tempo.

Nessa disputa, o inglês Ed Sheeran foi quem alcançou os voos mais altos. O jovem lançou seu primeiro CD, intitulado de "+", ao lado de uma gravadora neste ano (o garoto já tinha feito um disco independente quando tinha 14 anos) e já viu o seu álbum vender mais de 120 mil cópias em uma semana. Depois o disco desbancou do topo dos mais vendidos o CD da banda Coldplay. Além disso, os singles "The A Team" e "Lego House" ficaram meses nas paradas britânicas. O primeiro ficou durante sete meses no Top 40 e o segundo cinco no Top 20.

Mas não foi só no topo das paradas que Ed chegou. O cantor foi indicado a quatro categorias do Brit Awards, a premiação mais badalada do Reino Unido, superando o número de indicações da queridinha britânica Adele. Destes, ele conquistou dois prêmios: o de melhor cantor, quando superou James Morrison, e o de revelação, que disputou com a pop Jessie J. Perdeu apenas as indicações de single britânico e melhor álbum.

Para o ruivinho, o motivo de tanto sucesso é apenas o fato de que ele se parecer "com um amigo do seu irmão". "Eu me visto como eles (os fãs), eu não estou com uma peruca e uma carga de glitter. Eu falo como eles, uso as mesmas gírias, vejo os mesmos programas de TV e faço tudo que qualquer pessoa normal faria", declarou em entrevista ao jornal The Guardian.

Todo esse sucesso repentino já lotou a agenda de Ed Sheeran. Ele tem shows marcados até o fim do ano. Em agosto segue em turnê na Austrália, setembro nos Estados Unidos, outubro e novembro na Europa e em dezembro volta aos palcos norte-americanos. Apesar dessa agenda tão cheia, ele ainda não tem nenhuma previsão de se apresentar no Brasil. Mas quem sabe depois que o álbum chegar em terras tupiniquins, ele possa repensar o calendário. O CD "+" deve estar nas lojas brasileiras a partir de junho pela Warner Records.

Em meio a todos esses shows, Ed Sheeran ainda acha tempo para fazer mais músicas. Ele declarou em entrevista ao site de Perez Hilton que tem 20 canções para um novo CD e já trabalha em parcerias musicais com a banda Snow Patrol, que são seus amigos, e a musa do country Taylor Swift. Ninguém segura esse garoto!

Quer dizer, alguém pode tentar disputar o mesmo público com ele e esse alguém é o vencedor da 11ª edição do American Idol, Phillip Phillips. O cantor também já tem os seus números. Além de ter sido o mais votado do reality, seu single de estreia "Home" chegou ao segundo lugar entre as músicas mais baixadas nos Estados Unidos, com 278 mil downloads, segundo a revista "Billboard". A música ainda foi considerada o quarto maior lançamento do ano ficando atrás de "Boyfriend" de Justin Bieber, "Payphone" do Maroon 5 e "Part of me" de Katy Perry. O resultado é a segunda melhor marca que um vencedor do American Idol já atingiu. Na frente apenas "My Life Would Suck Without You" de Kelly Clarkson, que para quem não se lembra, ela foi a primeira vencedora do reality norte-americano. Phillip também manteve duas músicas "We've Got Tonight" e "Volcano" entre as mais baixadas. A primeira na 41ª posição e a última no 51º lugar.

Ok, o norte-americano ainda está atrás de Ed Sheeran. Mas vamos dar um desconto ao jovem que conquistou o American Idol enquanto se tratava de uma série de complicações renais - dizem que Phillip teve que passar uma cirurgia de emergência na etapa da semi-final da competição. Quem sabe eles se igualem quando o CD de Phillips for lançado. Em entrevista coletiva após dois dias da final do reality, o músico admitiu que tem um bom material composto por ele e que até queria que uma de suas canções tivesse sido cantada na final. “Eu queria mesmo ter lançado uma das músicas que eu compus, mas o tempo era muito curto. É uma boa canção (se referindo a "Home), mas não é algo que eu iria escrever. Estou contente que as pessoas gostaram", disse o vencedor.

Perfil

Edward Christopher Sheeran
Origem: Halifax, no oeste da Inglaterra
Data de nascimento: 17/2/1991
Phillip Don Phillips Jr.
Origem: Leesburg, na Geórgia
Data de nascimento: 20/9/1990

Escute!

Quem ainda não teve oportunidade de ouvir as atuações dos dois, esse é o momento. Corra para o Youtube e procure:
*“ Lego House”, “Drunk”, “The A Team” e “Small Bump”  – Ed Sheeran
*“ Home” (o single de lançamento), “U Got it Bad” (original de Usher cantada no Top 7),  “Thriller” (apresentada aos jurados na audição) e “We’ve Got Tonigh” (música do Top 3) – Phillip Phillips


Nenhum comentário: