sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tragédia no Rio de Janeiro


Não estou acompanhando de perto a cobertura do desabamento de três prédios no centro do Rio de Janeiro, não como jornalista que sou. Mas como espectadora fico ligada em todas as notícias sobre a tragédia. Quero saber, assim como todo mundo, por que os prédios caíram e quanto de esperança ainda podemos ter de encontrar vítimas com vida embaixo dos destroços.

Sempre me encantei com a cobertura de tragédias. Sei que soa de uma forma mórbida, mas é a busca por informações que podem - quem sabe - modificar alguma coisa no andamento das nossas políticas públicas que me fazem gostar de participar desses momentos.

E ainda o fato desses acontecimentos trazerem à tona todo um sentimento já esquecido pelas pessoas: a cumplicidade, no caso, por aqueles que vivem esses momentos, sendo as vítimas, os familiares e os amigos. E também a felicidade de assistir, por exemplo, o renascimento de uma vítima que consegue sair viva do desabamento sem qualquer arranhão. É a esperança espalhada por nós jornalistas na televisão, nos rádios e nos jornais.


Ontem durante a cobertura da tragédia uma repórter da Rede Globo citou exatamente isso e me fez refletir muito. Ela estava visivelmente emocionada com a história do pintor Alexandre da Silva Fonseca dos Santos. A jornalista disse que a história de Alexandre alegrou um pouco a cobertura dos repórteres que estavam apurando notícias sobre o desabamento.

E é essa esperança que me faz adorar esse tipo de cobertura. A gente sempre tira uma lição das coisas e talvez precisemos sim sermos "sacudidos" pela vida para começarmos a dar valor. O pintor Alexandre disse que agora comemora dois aniversários, o dia em que nasceu e o dia em que renasceu ao sobreviver ao desabamento dos prédios. Talvez muitos não tenham essa sorte, mas a esperança de encontrar uma boa notícia dentro da tragédia continua ali no olhar de lince dos nossos repórteres e no sentimento dos familiares. Meu abraço afetuoso e meu desejo de força a todos que fazem essa cobertura e também a todos que foram desabados assim como os prédios por essa tragédia.


Fotos: Agência o Dia

Nenhum comentário: