Dilemas: Um repórter mente e suborna fontes para obter informações de interesse público às quais não teria acesso caso se identificasse como jornalista. O jornalista deve publicar uma reportagem mesmo sabendo que ela pode prejudicar as pessoas?
A palavra jornalismo segundo a Wikipédia "é a atividade profissional que consiste em lidar com notícias, dados factuais e divulgação de informações". Dessa forma, é dever do jornalista informar as pessoas sobre os eventos que acontecem no mundo atualmente. Mesmo que tais informações possam prejudicar outras pessoas. Vivemos em um regime aberto, onde não há censura e todos têm direito à livre expressão. Por exemplo, quando existem indícios de algum escândalo político, é direito do povo ter conhecimento dos fatos. Entretanto, quando uma notícia desse tipo estampa os jornais e revistas sem dúvidas prejudica os envolvidos no episódio. Raramente uma reportagem de caráter social em um jornal não "prejudicará" alguma parte envolvida. Por isso, o jornalista deve cumprir com seu dever de divulgar e publicar fatos informativos à população.
Apesar desse dever principal do profissional do ramo de comunicação, acredito ser imprópria a utilização de suborno em troca de uma boa matéria. Segundo o Dicionário Aurélio, "Suborno é um ato de dar dinheiro ou outros valores a, para conseguir coisa oposta à justiça, ao dever ou a moral. Também é aliciamento para atos culpáveis". Tal atitude prejudica o repórter em seu ramo de atuação porque afeta a sua conduta moral, fugindo da promessa do profissional.
Um comentário:
aaaamiga
to viaaajando aki 3 horas da manhaa
e encontroo teu bloooooooooog
oaeiueoiuoiuiaea
ta lindo amigaa
:*
Postar um comentário