quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pesquisador cria fórmula para se falar inglês em português


Estudos matemáticos estabelecem método que aprimora e dá mais oportunidades de comunicação




O aprendizado da língua inglesa se mostra difícil para a maioria dos brasileiros. Os erros de pronúncia do inglês já viraram até motivo de piada. Quem não lembra da ex-BBB Solange que cantava “Iarnou” em vez de “We Are The World”? Mas, ninguém nunca havia parado para pensar o motivo dessa dificuldade ou uma forma de resolver este problema. Ninguém, até o diretor de pesquisas Dangelo Ciccarini.



Dangelo desenvolveu um método que permite falar em inglês em um pouco espaço de tempo. A ferramenta não ensina gramática e nem vocabulário, mas permite que qualquer pessoa que conheça a fórmula possa falar e ler palavras em inglês.


O método é baseado em estudos matemáticos, principalmente, o do filósofo Noam Chomsky, que conclui que há propriedades matemáticas na linguagem. Depois de se debruçar em estudos e teses ainda não concluídas, Ciccarini conseguiu montar e decodificar uma fórmula matemática que serviria para a linguagem. “Na vida nada se cria, tudo se encontra. Mas, eu apenas patenteie” brinca ele.


O pesquisador concluiu que, como um bebê, toda pessoa só precisa saber os sons para conseguir falar. Dessa forma, montou um jogo entre vogais e consoantes que estabelece que o número de consoantes presentes na palavra pode mudar a sonoridade da letra.


O macete, como Dangelo prefere chamar, possui cinco regras e dez exceções. “Quando éramos pequenos aprendemos à tabuada e eram 400 quadradinhos para decorar. Aqui são apenas 20. Você acha que não pode decorar?” indaga.


Para Ciccarini, a dificuldade de se pronunciar as palavras em inglês é porque aprendemos de forma errada. Primeiro é preciso aprender a falar, para depois descobrir o significado e no final, ler e escrever.


Com esse método, que estará disponível a partir do dia 05 de novembro, no dia da Ciência e da Cultura, em seu site, Dangelo pretende dar amplo acesso a todos para conhecer a prática. O projeto é também uma forma de ascensão social, pois, dessa forma, qualquer pessoa poderá falar em inglês e terá maior facilidade para aprender mais a fundo depois à língua.


Dangelo também tem um olhar à frente e diz acreditar que com esse método e com os cursos desenvolvidos no site, os brasileiros terão maiores oportunidades durante a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. “Pensa, você vai querer contratar um garçom que fala “ingrês” ou que fala inglês em português” diz Ciccarini.





3 comentários:

Unknown disse...

Prezados, concordo plenamente com este raciocínio! pois um bebê não precisa saber gramática e nem saber escrever para comerçar a falar!! a sequência é: 1º Ouvir/entender; 2ºfalar; 3ºler e 4ºescrever. Outra coisa! sabem porque milhões de brasileiros frequentam curso de inglês e pouquissimos aprendem? por que as escolas ensinam errado, não respeitam o ordem correta de aprendizado humano, elas começam pela gramatica e demoram muito tempo pra ensinar, sou contra as escolas tradicionais porque elas só querem roubar nosso dinheiro, e nós por não saber disso pagamos. Hoje o inglês está accessível a todos, é só explorar e aceitar nossa primeira condição de sobrevivência, Qual? se comunicar! (1º Ouvir/entender; 2ºfalar; 3ºler e 4ºescrever) e lembrar de como os bebezinhos fazem para começar a falar. Somos adultos eu sei, cheio de vícios e hábitos, porém inteligentes e muito mais experientes que os bebezinhos,não acham! e acredito muito mais capazes tambem para termos um pensamento firme no sentido de aprender um novo idioma. Sou autodidata e tenho um pensamento firme para obter este êxito, hamm falo inglês num nível intermediário hoje, graças a metodologia dos "bebezinhos". See you! God Bless you!!

Unknown disse...

Como profissional graduada e pós graduada em Letras/ Lingua Inglesa e com 15 anos de experiencia na area, me sinto profundamente envergonhada ao assistir o que é esta "técnica revolucionária" para o aprendizado da pronúncia da lingua Inglesa. Uma sequencia de erros crassos, várias palavras pronunciadas de maneira coompletamente errada. Fico impressionada com a leviandade de pessoas como o Sr. Dangelo, ao lidarem com temas tão importantes na aquisição de uma segunda lingua. Lanzetti, muito obrigada pelo tempo gasto esclarecendo tais pontos, os quais são estudados largamente em cadeiras de linguistica na graduação. Quer dizer então que BUSINESS se pronuncia daquela maneira dantesca ensinada pelo Sr. Dangelo? Claro que não, e qualquer dicionário online com pronúnica disponível pode confirmar a pronúncia correta das palavras apresentadas por ele. Enfim, essas irresponsabilidades deveriam ser punidas mas nosso país não é realmente muito atento a transgressões, infelizmente.

Eduardo disse...

Se houver alguem lendo meu comentário que conheça a tabelinha de Dangelo tenho as seguintes perguntas:
Como se pronuncia a palavra "live"?
Como se pronuncia "light" e "lite"?
Como se pronuncia "beautiful" e "business"?
Qual é a diferença de pronuncia entre "bitch" e "beach".
Qual é a diferença de pronuncia entre "peace" e "piece"?
Como se pronuncia "law"?
Como se pronuncia "window"?
Favor verificar suas respostas em dictionarireference.com ou qualquer uma das fontes disponíveis.
Bye!