quarta-feira, 21 de maio de 2008

Shattered Glass


O Preço De Uma Verdade - Shattered Glass, 2003. Dirigido por Billy Ray. Com Hayden Christensen, Cloe Sevigny, Rosario Dawson e Steve Eohn. O filme é baseado na história verídica do jornalista Stephen Glass, um gênio que rapidamente passou de redator de pouca importância à editor-associado da conceituada "The New Republic". O longa-metragem é simples e analisa a profissão jornalística e as conseqüências da publicação de uma matéria falsa. Mostra que a confiança no jornalista é colocada em dúvida.

Tudo começa com as excelentes reportagens de Glass, que consagravam as páginas de revista e se destacavam nas reuniões de pauta.

O brilhantismo do repórter entrou em colapso a partir de sua melhor matéria "O Paraíso dos Hackers", publicada em 1998. A reportagem contava a história de um jovem hacker que burlou o sistema de uma grande empresa e mostrava a relação entre o adolescente e a companhia após a contratação do prodígio. A história era fantástica e recheada de detalhes. O colapso se iniciou depois da investigação da matéria por um repórter da "Forber Digital" que, foi cobrado por seu editor por ter levado tamanho furo. Para sua surpresa, descobriu que a matéria não passava de uma farsa. Glass tentou, mas, não conseguiu provar o contrário. Uma investigação feita após o incidente prova que dos 41 textos publicados pelo jornalista, 27 eram inventados total ou parcialmente.

2 comentários:

Natasha Ferraz disse...

Amigaaaaa! Seu blog ta lindo! =]
Tive que mudar de blog, deu mo problema no outro... mas voce e muito espertinha e já descobriu ne?! rs
Sempre que der entrarei aqui no seu para dar uma olhadinha!
Beijao ;*

Caio Verídico disse...

Eu vi esse filme, é interessante como ele vai passando uma inquietação e uma certa agonia experimentada por Glass, que se vê obrigado a criar mais mentiras para sustentar sua mentira. Interessante também é a entrevista com o próprio Glass, que fala sobre o episódio.