sábado, 3 de setembro de 2011

Decisão sobre inibidores de apetite fica apenas para fim de setembro


O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, disse, nesta sexta-feira (2/9), que a decisão sobre a proibição ou manutenção dos inibidores de apetite deve ficar apenas para o final de setembro em um audiência aberta ao público. A informação foi dada dias depois da direção da Anvisa divulgar um relatório que recomenda a suspensão dos produtos anfetamínicos, mas permite o uso da sibutramina.

A discussão ainda deve ficar acirrada em relação a sibutramina, já que o relatório da Câmara Técnica de Medicamentos tem um entendimento diferente da Anvisa. Para a entidade, o inibidor de apetite também deve ser proibido no Brasil como é feito atualmente nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Barbano afirmou que caso a sibutramina seja permite, a Anvisa fará um monitoramento do uso do remédio pelo período de um ano. “Qualquer informação, no sentido de fragilidades, e ele pode ser retirado [do mercado] após esses 12 meses ou mesmo anteriormente”, afirmou após participar do programa Brasil em Pauta.